Tudo o que você precisa saber para degustar uma boa cerveja

degustar cerveja providência

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Existe uma grande diferença entre tomar e degustar uma cerveja. Tudo já começa na diferenciação entre os verbos:

Tomar

v.t.

1. Ingerir (alimento, bebida): tomar um café /chá.

Degustar

v.t.

1. Ação de experimentar, provar ou saborear; avaliar ou apreciar através do paladar.

Com isso, já dá para entender que quando você toma uma bebida, você está apenas colocando ela para dentro, sem apreciar seu sabor e textura.

E hoje nós vamos ajudar você a saborear a sua cerveja sem pressa. No final, queremos saber como foi essa experiência!

Coloque seus sentidos para trabalhar na degustação da cerveja

Primeiramente, escute o som da cerveja. Só de pensar naquele “tsss” que a cerveja faz quando se abre uma garrafa já deu água na boca aí, não é?!

Pois bem, saiba que esse barulho nada mais é do que a o gás carbônico sendo liberado na despressurização da embalagem, só pelo som você poderá perceber se a cerveja é muito ou pouco carbonatada.

Quando adicionada no copo, a cerveja também pode ser observada e se pode notar se ela faz pouca ou muita espuma e qual a cor que ela apresenta (cervejas mais claras representam maltes claros em sua fabricação, já cervejas escuras trazem maltes tostados).

O cheiro da cerveja também é um dos fatores determinantes para uma boa degustação, uma vez que o aroma aliado ao sabor irá construir o gosto da cerveja que você está degustando.

No momento que a cerveja finalmente chega ao seu paladar, você poderá unir todas as características observadas anteriormente e assim sentir qual a densidade que ela possui, além disso, as papilas gustativas estarão prontas para sentir o sabor da cerveja depois que seu olfato já presenciou o aroma.

Quando a cerveja chega ao paladar, não tenha pressa para saboreá-la

Enquanto está no primeiro gole da sua cerveja, sinta o gosto dela e perceba quais as notas que ela traz em seu sabor, se é mais cítrica ou frutada, se é mais refrescante ou mais leve, se a textura que ela traz é mais encorpada ou mais rala.

Tudo isso influencia muito na hora de definir se o sabor é agradável para seu paladar e se você voltaria a tomar essa cerveja ou não.

degustar cerveja

O copo certo para cada cerveja também influencia na hora da degustação

Nós já falamos aqui no blog Tome Providência sobre a importância de escolher o copo certo na hora de degustar uma cerveja.

Uma boa degustação começa com a escolha de um copo de vidro que é essencial para que nenhum fator do recipiente interfira no gosto ou cheiro da cerveja.

Cervejas aromáticas pedem copos com bordas e bocas mais largas, e copos com bordas e bocas mais estreitas auxiliam na formação de espuma que tem como objetivo reter os aromas da cerveja. Com o copo ideal é possível ter uma melhor experiência sensorial da bebida, e assim aproveitar ao máximo o que ela tem para oferecer.

Para uma boa degustação a temperatura da cerveja deve estar correta

Nada de cerveja trincando. Na hora de degustar uma cerveja é importante que ela esteja em uma temperatura que pode variar entre 0 a 10° C dependendo do estilo da cerveja.

Quanto mais clara a cerveja, mais gelada ela deve ser servida, já que essas tem o intuito de refrescar, como é o caso da Pilsen (0 a 4°C) e das cervejas de trigo (4° a 6°C).

Cervejas com sabores mais complexos precisam estar um pouco mais “quentes” para que as papilas gustativas consigam identificar seus sabores, neste caso as IPAs e as Imperial Stouts são servidas entre 7° a 10°C.

Nós já contamos tudo que você precisava saber para poder degustar uma boa cerveja, esperamos ter contribuído para auxiliar você a descobrir qual é o seu estilo preferido e aproveitar ao máximo essa experiência, mas nós queremos saber: qual é a cerveja Providência que você vai escolher para degustar hoje?

O que você está procurando?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Receba sempre em primeira mão

Cadastre-se em nossa newsletter e receba sempre em primeira mão as novidades do Olinda Hotel.