Qual a origem do Saint Patrick’s Day?

Saint Patrick's Day na Irlanda

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

De origem Irlandesa, o Saint Patrick’s Day é comemorado no dia 17 de março em muitos países, inclusive no Brasil. Mas você conhece como surgiu o Saint Patrick’s Day e quem foi São Patrício?

Saint Patrick’s Day e sua origem

O Saint Patrick’s Day é o principal feriado da Irlanda. Com a imigração dos irlandeses para vários lugares do mundo, foi levado com eles essa comemoração que hoje nós conhecemos sendo regada de muita cerveja verde.

Na Irlanda, Saint Patrick (São Patrício, traduzido para o português) é o padroeiro do país que foi responsável por levar a religião católica para o local.

Apesar de atualmente ser uma festança que só, não foi assim que começaram as comemorações desse dia. No século 19, os irlandeses comemoravam o dia 17 de março, que foi a data de morte de Saint Patrick, de forma religiosa. Na época, os imigrantes que residiam em Nova York e Boston, faziam uma celebração local, algo bem restrito para as comunidades irlandesas.

Os Irish Pubs foram responsáveis pela expansão do Saint Patrick's Day
Os Irish Pubs foram responsáveis pela expansão do Saint Patrick’s Day

Com a abertura dos Irish Pubs, a comemoração foi levada para dentro dos bares, já que ali a comunidade irlandesa se reunia. Com isso, mais pessoas foram conhecendo a festa de São Patrício e a expansão foi certeira. Acredita-se que a popularização desse “carnaval” irlandês é graças aos americanos.

Nós falamos carnaval irlandês porque realmente a festa é muito parecida com o nosso carnaval, em Boston blocos desfilam vestidos com muito tecido verde, é claro, além de pintarem trevos de três folhas em seus rostos, o local carrega o maior desfile de Saint Patrick’s Day do mundo inteiro.

Boston possui o maior desfile de Saint Patrick's Day do mundo
Boston possui o maior desfile de Saint Patrick’s Day do mundo

Por que o trevo é o símbolo do Saint Patrick’s Day?

Existem boatos que Saint Patrick utilizava o trevo de três folhas para simbolizar a Santíssima Trindade quando ensinava catolicismo aos seus alunos, sendo as folhas: Pai, Filho e Espírito Santo.

Trevo era usado por Saint Patrick para ensinar o catolicismo
Trevo era usado por Saint Patrick para ensinar o catolicismo

Por conta da cor verde do trevo, Saint Patrick após a sua morte teve sua figura ligada a esta cor, e para propagar seus ideais políticos, soldados irlandeses usaram uniformes verdes no dia 17 de março na Rebelião Irlandesa (1798), para que assim pudessem chamar a atenção pública, após o episódio a cor verde começou a ser utilizada em forma de protesto para fazer referência aos soldados. E assim foi trazida para a comemoração de Saint Patrick’s Day.

Já o duende foi inserido pelos celtas na cultura irlandesa. No folclore celta, o duende é responsável por consertar os sapatos das fadas. Acontece que o duende não tinha ligação alguma com o Saint Patrick’s Day, mas depois da Walt Disney lançar o filme A Lenda dos Anões Mágicos, em 1959, o duende simpático apresentado ali logo foi assimilado ao duende folclórico irlandês e até hoje é símbolo da Irlanda e da festa de Saint Patrick.

O duende que nós conhecemos como símbolo de Saint Patrick's Day foi adotado após o filme A Lenda dos Anões Mágicos da Disney
O duende que nós conhecemos como símbolo de Saint Patrick’s Day foi adotado após o filme A Lenda dos Anões Mágicos da Disney

Quem foi Saint Patrick (ou São Patrício)?

Para começar a contar a história de Saint Patrick, informamos que nem irlandês ele era.
Saint Patrick – que na verdade tem nome verdadeiro de Maewyn Succat – era inglês e vindo de uma família muito rica. Quando tinha 16 anos, foi sequestrado e vendido para saqueadores, e na Irlanda foi escravizado durante 6 anos.

Saint Patrick (ou São Patrício) é padroeiro da Irlanda
Saint Patrick (ou São Patrício) é padroeiro da Irlanda

Antes de ser sequestrado, Saint Patrick se considerava pagão, mas após ser raptado começou a se voltar para Deus para tentar se livrar do sofrimento.

Depois de 6 anos de escravidão, Saint Patrick conseguiu fugir e foi para Gauls (onde hoje pertence à França) para estudar em um mosteiro. Lá ficou por 12 anos, onde descobriu sua vocação em converter pagãos irlandeses em cristãos, então retornou para a Irlanda e lá ficou até a data da sua morte (que se acredita ser 17 de março de 461). Hoje Saint Patrick’s é padroeiro da Irlanda por inspirar as pessoas, uma vez que retornou para o país, mesmo depois de ser escravizado por anos no local, para comunicar a palavra de Deus.

E agora você deve estar pensando: por que um feriado de origem irlandesa na verdade foi criado graças a um inglês, e foi popularizado nos Estados Unidos?
Bom, nós não sabemos.
O que nós sabemos é que dia 17 de março nós temos muitos motivos para comemorar com muuuuita cerveja e espírito verde.

O que você está procurando?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

O que você está procurando?

Siga nossas redes sociais

Categorias

Categorias

Nuvem de tags

Últimas publicações

Posts recentes

Receba sempre em primeira mão

Cadastre-se em nossa newsletter e receba sempre em primeira mão as novidades do Olinda Hotel.